top of page

Testamos o lançamento da SONY: caixinha de som SRS-XB10

Publicado originalmente em 15/06/2017

No último dia 7/06 a SONY Brasil apresentou para a imprensa os lançamentos da marca para a temporada 2017, incluindo Smartvs, aparelhos de áudio, câmeras fotográficas e acessórios, como cartões de memória, pen-drives para celular, carregadores portáteis e carregadores veiculares. O Fugindo da Rotina teve a oportunidade de testar a caixinha de som portátil SRS-XB10, que reproduz áudio via bluetooth, NFC e possui microfone integrado para a realização de conference calls.

São 46mm de diâmetro, 260g e uma alça de silicone que conferem à SRS-XB10 praticidade e portabilidade para uso em diversos ambientes, além da possibilidade de pendurá-la usando uma alça de silicone integrada. Segundo a SONY, o aparelho é resistente a água doce, a bateria recarregável tem duração de 16 horas e o som permite graves mais impactantes por conta da tecnologia “Extra Bass” aplicada.

Análise: Como pontos positivos da SRS-XB10 podemos destacar o perfeito encaixe na mão e o revestimento emborrachado que evita escorregões acidentais. A alça de silicone é ótima para prender a caixinha e a grande vantagem é que já vem instalada, o que evita dores de cabeça e malabarismos com alfinetes para passar o cordão na abertura.

Para garantir a resistência a água, há uma tampa que “esconde” a entrada para carregador, o botão de reset e a entrada para cabo P2 (não incluso) caso queira conectar algum dispositivo que não possua função bluetooth. Outro ponto positivo é que o cabo micro USB vem junto.

A qualidade do som é ótima, com destaque para os graves como prometido pela SONY e também a sensação de alto-falantes esquerdo e direito (left/ right). A SRS-XB10 também passa no teste de Conference Call, com som alto e claro para o emissor e receptor. A descrição diz ainda que é possível conectar várias caixinhas por meio do aplicativo Songpal e amplificar o som, porém não tivemos a oportunidade de usar esse recurso para garantir a eficácia.

Pontos negativos: como nem tudo são flores, destacamos a dificuldade em fazer um Smartphone Xperia Z3 (da SONY) reconhecer a SRS-XB10 via bluetooth. Só foi possível realizar a sincronia utilizando o recurso NFC como descrito no manual de instruções em caso de problemas. Fizemos testes com um Iphone 5s e um Motorolla Moto G3, que foram prontamente reconhecidos.

A alça de silicone é inteiriça e não possui dobradiças para prender a SRS-XB10, o que nos obriga a usar um mosquetão ou outras travas (não inclusas) para garantir mais segurança e facilidade. Também preocupa a durabilidade da tampa traseira, que pode se desgastar com o tempo e comprometer a resistência a água. O cabo micro USB incluso não vem acompanhado de um adaptador para tomada, então é recomendável consultar o manual de instruções para verificar a amperagem e voltagem.

A previsão de lançamento no Brasil é para julho desse ano, mas o preço não foi informado pela SONY. A SRS-XB10 virá disponível nas cores azul, vermelho, preto e branco/ gelo. Nos Estados Unidos ela tem preço médio de 58 dólares, enquanto na Europa é vendida a aproximadamente 50 euros.

Outros lançamentos: ainda na categoria áudio, chegarão ao Brasil outras duas caixas de som com os mesmos recursos da irmã mais nova, acrescidas de alguns extras: a SRS-XB20 com iluminação colorida e duas caixas estéreo e a SRS-XB30 com autonomia de bateria de 24h e controle da iluminação via smarthphone. Já a GTK-XB5 é uma verdadeira festa portátil, com seus 52,4 cm de altura e 26,8 de largura, função “Extra Bass” para aumento de graves e luzes que piscam em sincronia com o som.

Para quem gosta de fugir da rotina e se desconectar do mundo, a SONY lança o headphone MDR-XB550AP com tecnologia “Extra Bass”, cabo anti embaraço e microfone integrado para atender chamadas. Compatível com Android e IOS o device chega ao Brasil ainda esse mês com preço sugerido de R$ 299,99.

Para os esportistas a novidade é o fone de ouvido MDR-AS210, com arco de silicone, resistente ao suor e água e um clip que prende o fio junto ao corpo. Já disponível no mercado, o preço sugerido é de R$ 139,99.

Os produtos podem ser encontrados nas melhores casas do ramo, em sites especializados e também no e-commerce da marca disponível no site www.sony.com.br.

Veja também

Vamos Fugir?

bottom of page