top of page

Chile terá parques nacionais com terras doadas

A ação foi feita pela viúva do cofundador da The North Face

Kristine McDivitt, viúva milionário norte-americano Douglas Tompkins, anunciou recentemente que doou 407.625 hectares de terras na Patagônia chilena para o governo. O objetivo é manter a região preservada, com a criação de três parques nacionais, já que o próprio Chile se comprometeu a incluir mais 949 mil hectares de terras.

Douglas Tompkins comprou grandes porções de terras patagônicas no Chile e Argentina em meados dos anos 90, terrenos que se mantiveram preservados graças ao esforço do ex-empresário e sua esposa. Apesar de se auto intitularem preservacionistas, a opinião pública sempre via com desconfiança a possessão privada da maior porção de terras juntas do mundo. Muitos achavam que os “gringos” queriam ser donos da Patagônia.

Com esse acordo a preservação das terras está mais do que garantida. Foto: Licença Creative Commons

Tompkins morreu em 2015, após sofrer hipotermia ao cair de seu caiaque em um lago congelado enquanto fazia uma expedição com velhos amigos. Agora, dois anos após sua morte, Kristine McDivitt cumpre a promessa feita anos atrás e mostra para os descrentes que suas intenções eram sim em prol da natureza.

Michelle Bachelet, presidente do Chile, e McDivitt assinaram o termo de compromisso para o nascimento dos Parques Nacionais Pumalin, Melimoyu e Patagônia, além da ampliação dos já existentes Hornopirén, Corcovado e Isla Magdalena. No futuro existe a intenção de se criar a Rede de Parques Nacionais com uma área do tamanho da Suiça. "A rede protegerá 4,5 milhões de hectares de biodiversidade", afirma a presidente sul-americana.

Para saber mais sobre a vida e história de Douglas Tompkins, recomendo a leitura deste artigo do jornal britânico The Guardiam.

Veja também

Vamos Fugir?

bottom of page